Sobre a mobilidade e o caos

From Flickr

Esse blog começou com a ideia de quebrar um limite que eu enxergava e sei que muitos enxergam: a distância entre Zona Sul, Leste, Oeste, Norte dessa cidade linda de meu Deus, São Paulo. – Sofro chamando os amigos para sair e ouvindo: Mas é longe

E vamos combinar que apesar de linda e amada, São Paulo vive o caos, o caos da mobilidade ou melhor da imobilidade. – E é aí que ouço: É longe, tem que pegar muitos ônibus ou tem muito trânsito.

São Paulo é 4ª cidade com pior trânsito do mundo, sendo a 1ª Pequim na China, a 2ª Moscovo na Rússia e a 3ª Cidade do México no México.

Na última quinta-feira chovia muito na terra da garoa e é aí que tudo fica imóvel, mesmo. Ainda assim, consegui chegar ao meu destino, em pleno horário de pico: TedxVilaMadá. Para discutir como nossas cidades podem ser mais criativas e possibilitar mobilidade para todos: deficientes, usuários do transporte público, motoristas, motoloucos, ops motoqueiros (brincadeirinha, tenho muitos amigos adeptos das motos).

Para quem não conhece o TED e o sua versão da Vila é só clicar nos links. (O TED surgiu nos EUA, NY para espalhar ideias e inspirar pessoas e tem suas versões independentes em todo o mundo).

Achei a reflexão muito interessante, ouvimos desde de  engenheiro civil a  deficiente visual, contando suas peripécias no transporte público de São Paulo. Várias ideias de como poderiamos melhorar o caos das cidades. Não pude ficar até o final do evento, mas sei que falaram sobre cicloativismo, como uma dessas ideias.

Enfim, várias ideias rolando por lá pra gente poder se mover mais e melhor e aí me lembrei de uma matéria que li há um tempinho na Trip, com o antropólogo Roberto da Matta, que se dedicou ao estudo dos motoristas brasileiros e seu comportamento “doentio.” A matéria é muito boa, cutuca alguns comportamentos que você pode se identificar, vale o click, aqui.

Para quem se interessar mais por nosso “jeitinho” no trânsito, a Vida Simples desse mês traz a matéria: Sobre Carros e Lobos. Por que somos tão selvagem no trânsito?

E você? Como está se movendo?

*Fotos roubadas do site do TedxVilaMadá e da Trip

Anúncios

6 Comentários

Arquivado em Mochilão SP

6 Respostas para “Sobre a mobilidade e o caos

  1. Eu sempre dou meu jeito de me “mover” por São Paulo, mas é fato que não é acessível a todos.
    Queria ter assistido as palestras e discussões pra conhecer outros pontos de vista (:

    Muito bom ;*

  2. Amo o TED! As palestras são tão inspiradoras, é incrível!


    Camila F.

  3. Jeh

    Oi Danyelle,

    Adorei o seu blog…eu o descobri através de uma pesquisa sobre a trilha para o Pico do Jaraguá…rs!
    Achei interessante pois é difícil ver mulheres com o espírito aventureiro igual ao nosso (pelo menos eu não conheço muitas), e achei legal pelas diversas dicas de passeios interessantes e muitas vezes gratuitos aqui mesmo dentro de São Paulo, e ver como eu não conheço quase nada da minha própria cidade! rsrs
    Continue postando essas dicas e quanto mais informações, mais colaborarás com essas jovens mochileiras! ;)

    Abs

    • Jeh, obrigada pelo comentário.
      É bom ver que estou conseguindo transmitir essa ideia de explorar e se aventurar independente da grana, distância… O que importa é o espírito aventureiro e a mochila nas costas :)
      Além de tudo o blog me ajuda a crescer muito como pessoa e profissionalmente.
      Continue visitando o Levo na Mochila, que pode demorar um pouquinho, mas sempre sempre vão ter aventuras por aqui. E se quiser colaborar, contar por onde sua mochila andou é só me mandar um email.

      Bjs,

      Dany

  4. Well traffic is a real problem in any place and i think that one of the bigger issues is that it goes through a right urban planning, I mean, its completely wrong when the services and stuff are gathered into one place or small area. That only makes that people want to go to a hot spot because they need to, even if there’s lots of difficulties to get there…traffic problems are not just because of cars and trucks.

    But if you want to help, promoting the use of bicycles is always a good start. Everyday I go to my job using my bike…it is almost 7km from house to my job and i do it in 30min, biking softly so I don’t get very exhausted…besides here we have cycle paths, don’t know if there’s any in SP and also don’t know how spread is SP (if its too spread bikes may not be a good choice).

    I wrote a “little” post about the use of bikes in Santiago :B => http://siguientesiguienteaceptar.wordpress.com/2011/06/08/ciclovias-pedaleros-y-santiago/

    Greetings! :D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s