Mochilão América do Sul: A Mendoza com segundas intenções

Mendoza - Argentina - Mochilão América do Sul2

Não dá para negar as minhas segundas intenções com Mendoza, cheguei à cidade e duas ideinhas habitavam a minha cabeça: ver neve pela primeira vez na vida e beber vinho.

Minha passagem por lá foi um pouco diferente, pois tinha companhia de viagem. Encontrei  um amigo chileno que conheci em um hostel quando fui ao Rock in Rio.  Adoro as conexões que fazemos em viagem :) Conhecemos a cidade juntos e depois cruzamos o o Paso Libertadores rumo ao Chile (assunto para o próximo post).

Mendoza de cara me surpreendeu por ser a cidade mais calorosa e de clima seco que visitei na Argentina. Em pleno inverno e eu tirando o casaco, onde esperava sentir mais frio.

Bastante turística e charmosa nos rendeu bons passeios e sonhos realizados.

Parque San Martín

Um parque gigante que abriga até  universidades, zoológico e clube de regatas em seu interior. Árvores imponentes e folhas secas no chão dão todo um charme ao parque. Eu, que não sabia para onde olhar, fiquei tonta de rodar vendo as copas das árvores.

Logo na entrada perguntei no posto de informação turística como chegar ao Cerro de La Glória, que sabia estar dentro do parque e pela primeira vez fui super mal atendida em um posto de informação turística na Argentina. A atendente me disse que a única maneira de chegar até lá era pagando um ônibus turístico e que não tinha horário para sair. Me disse ainda que era impossível chegar andando, pois estava distante, há 3km. Ah tá! Lá fui eu, caminhando para o Cerro de la Glória, mais a subida até o topo. Foi cansativo e meu joelho começava a apresentar sinais de que seria o motivo da minha próxima visita a uma clínica no exterior. Ainda assim, a caminhada pelo parque e vista de cima do cerro valeram a pena.

Quando desci descobri que passavam ônibus coletivos a todo momento e que custavam algo em torno de 2 pesos, apenas. Não sei que caminho fiz que não vi eles na ida.  Deu vontade de voltar até a moça para agradecer a informação corretíssima que ela me deu, só que não.

Parque San Martín - Mendoza - Argentina - Mochilão América do Sul

Vista Cerro de la Gloria - Mendoza - Argentina - Mochilão América do Sul

Mendoza - Argentina - Mochilão América do Sul1

Tour do Vinho

Fizemos um tour pela vinícolas mendozinas de bicicleta. Não sei como isso deu certo, já não tenho talento para bicicleta, imagina tomando vinhos e mais focada na beleza da paisagem do que em me equilibrar em cima da bicicleta. As plantações de uva estavam secas e cercavam todo o caminho, no horizonte avistávamos as montanhas nevadas, o clima estava perfeito, sol e brisa fria.

Estivemos em vinícolas orgânicas,  familiares e industriais. Provamos diferente sabores, entendemos como degustar e conhecemos todo o processo de fabricação. Um tour que ficou na memória e no paladar.

Vinícolas - Mendoza - Argentina - Mochilão América do Sul

Vinícolas1 - Mendoza - Argentina - Mochilão América do Sul

Bicicletas - Mendoza - Argentina - Mochilão América do Sul

Visita ao Aconcágua

Muitos turistas buscam pelas pistas de esqui ao visitar Mendoza, a ideia não me atraiu. Os preços não são muito convidativos, ainda que mais baratos que no Chile, pelo que ouvi dizer. Eu estava feliz só com a ideia de ver neve e poder me jogar nela, escorregar, enfim me sentir uma verdadeira criança.

Com um tour organizado pelo hostel lá fomos nós ao mirador daquele que é o monte com o pico mais alto de toda a América, o Aconcágua. O passeio na verdade decepcionou um pouco, da estrada se vê muito melhor a diferença do Aconcágua para os outros picos da Cordilheira dos Andes.

A paisagem de montes nevados, com um sozinho ao fundo que derretia um pouco da neve, era belíssima. Também esperávamos ver mais neve, mas nos divertimos bastante com a neve já úmida que sobrevivia ao sol mendozino. Realizei o sonho de ver neve, não dá pra reclamar.

Neve - Mendoza - Argentina - Mochilão América do Sul

Cordilheira dos Andes - Mendoza - Argentina - Mochilão América do Sul1

Cordilheira dos Andes - Mendoza - Argentina - Mochilão América do Sul

Toda a cidade tem uma atmosfera especial. Como estive lá no final de semana, vi muita movimentação pelas ruas, eventos nas praças. E como tem praças por lá. A praça principal, a Plaza Independência, tem quatro praças equidistantes, as Plazas Chile, San Martín, Itália e Espanha. Adorei a simetria.

Se quiser uma boa dica para comer, que não costuma ser muito barato por lá, fica a dica do Caro Pepe, um “coma a vontade” ou como é conhecido em espanhol “tenedor libre”. Pagamos algo em torno de 70 ARS (+/- 35 reais) e comemos muito, muito mesmo. Com variedade de carnes e massas. O que mais gostei foi um crepe flambado, recheado de doce de leite com sorvete de doce de leite. Passei dias falando desse crepe.

Sobremesa Caro Pepe - Mendoza - Argentina - Mochilão América do Sul

Ruas - Mendoza - Argentina - Mochilão América do Sul

Mendoza - Argentina - Mochilão América do Sul

Depois de Mendoza, chegava a hora de me despedir da Argentina e conhecer as terras chilenas.

Esse post faz parte da série Mochilão América do Sul.

Confira aqui as publicações anteriores:

1. A decisão de viajar sozinha e de mochila

2. Planejar e Cruzar fronteira

3. Buenos Aires, querida e louca!

4. Córdoba, serras e um abraço do Che

Fotos por Danyelle Fioravanti

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em América do Sul, Argentina, Destinos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s