Roteiro de 3 dias em Roma: Dia 2 – Gastronomia e Arte

O segundo dia em Roma é de arte e gastronomia, que começa com uma Cripta de freis e termina com um delicioso jantar romano.

Os três lugares gourmet nesse roteiro são para o  mochileiro aproveitar a culinária Italiana dentro do budget. Em Roma você vai encontrar só um pouquinho do que é a gastronomia da Itália, mas aproveita por que é único!

1. Catacumba Cripta dei Cappuccini

A cripta é dividida em 5 capelas, uma seguida da outra ao longo de um corredor, decoradas com caveiras e ossos de freis. Meninas, se visitarem o local no verão, lembre de levar um lenço para cobrir o ombro, pois é proibido entrar com ombros de fora, decote ou sair curta. Meninos, não usem manga cavada, short e chinelo, melhor uma calça + tenis. Fica dentro da igreja Santa Maria della Concezione dei Cappuccini, na Via Veneto, 27.

2. Piazza Barberini

Desça a avenida até a Piazza Barberini. No meio da fonte tem uma escultura linda do Bernini (artista barroco, o mesmo da Fontana di Trevi). Se você já está com fome, lembre-se da dica do lanchinho que a gente falou no outro post!

Ali perto, voltando pela avenida onde estava a cripta (Via Veneto) você encontra ponto de ônibus (Fermata Barberini). Pegue o número 116 para o Castelo Sant’Angelo.

3. Campo di Fiori

De segunda a sábado acontece uma feira onde é possível encontrar condimentos, queijos, massa caseira e outras especialidades dos agricultores locais. No meio da praça existe uma estátua em homenagem à Giordano Bruno, filósofo condenado pela inquisição em 1600 pelos seus estudos que incluíram idéias sobre a relatividade e princípios da teoria da evolução.

 4. Doce italiano: Padaria Il Fornaio

 O lugar oferece várias opções de doces artesanais de diferentes origens da Itália e também panini (sanduiches), sendo que o mais famoso é o sanduiche de mortadela. É um ótimo lugar para tomar café da manhã ou comer um docinho no meio do dia, já que tem opções para todos os gostos. A sensação é de entrar na casa da nonna do Willy Wonka. Fica na Via de Baullari, 5-7.

5. Piazza Navona

A Piazza Navona foi construída no formato de estádio.  Era usada para diversos fins, como apresentações de teatro, corridas de cavalo e até para simulações de batalhas navais. No meio da Piazza você encontra a bela Fontana dei Quattro Fiumi, feita por Bernini (escultor barroco) no século 17. É também nessa Piazza que você encontra a embaixada brasileira.

Piazza Navona

Piazza Navona – Foto do Humberto Hirochi

6. Castello Sant’Angelo

A estrutura original do castelo é de 139 d.c, mas ele foi reformado diversas vezes. Já serviu como mausoléu, fortaleza militar, fortaleza do Papa e prisão. Hoje é um museu que abriga objetos que contam a história do lugar e das pessoas desde sua fundação. A vista do terraço é muito legal, é possível ver parte do Vaticano.

Vista do Castelo Sant'Angelo

Vista do Castelo Sant’Angelo

Castelo Sant'Angelo

Castelo Sant’Angelo

Atenção também à ponte em frente ao castelo. As estátuas dos anjos ao longo da ponte foram criadas por Raffello (aluno de Michelangelo) no século 16.

7. Gelateria del Teatro (o melhor sorvete do mundo)

Eu considero essa sorveteria a melhor do mundo! Ela fica em um lugar super charmoso e escondidinho,  legal tanto para aproveitar com a galera quanto para um encontro romântico. Fica na Via di San Simone, 70.

8. Trastevere

É um bairro super charmoso, com vielas estreitas, pequenas galerias de arte e barzinhos. O bairro também tem muitos restaurantes bons, com pratos típicos Romano. Um ótimo restaurante, e também acessível, é o Roma Sparita.

9. Roma Sparita

Atualmente é o meu restaurante favorito em Roma. Tem cara de restaurante de família, a comida é saborosa e com preço acessível. O principal prato é o Cacio e Pepe, um macarrão com queijo típico da região (Cacio) e pimenta do reino (Pepe), numa casquinha de parmesão. O prato custa €13.00. Se você só ficar no prato principal mesmo, não vai gastar muito.

É melhor fazer a reserva antes, por que o lugar sempre está lotado.

Vai para Roma? Dá uma olhada no roteiro do dia 1 e outras dicas de viajante:

1. 10 Dicas de viagem para Roma

2. Roteiro de 3 dias em Roma – Dia 1 no Centro

3 . Café da manhã em Roma: Comer como os italianos

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Destinos, Europa, Itália

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s